quarta-feira, 18 de abril de 2012

PENSAR E REPENSAR



            Sabermos reconhecer os aspectos e seus impactos, sejam provocados ou naturais, nos dará a oportunidade de prever ou antecipar possibilidades e evitar dificuldades. Embora esse simples reconhecimento não resolva todos os problemas relacionados ao meio ambiente urbano, saiba que, uma grande parte deles poderá ser evitado!

            Por muito tempo agimos sem medir as consequências de nossos atos. Acreditávamos que os recursos naturais eram inesgotáveis e que a natureza poderia se recompor sozinha. O simples fato de afastarmos do alcance de nossos olhos os problemas ambientais ou, até mesmo virarmos as costas para restos e sobras daquilo que já não nos interessava mais, bastava para darmos o assunto como encerrado.

            Acontece que, os recursos naturais não são inesgotáveis, a natureza precisa de muito tempo para se recompor, quando consegue fazer isso, e virarmos as costas para os restos do que produzimos não é solução. Hoje, todos nós sabemos disso. Todos nós sentimos isso! 

            Então temos que nos habituar a pensar nas conseqüências. Será que preciso de tudo isso, ou posso esperar um pouco e comprar depois? Será necessário levar a caixa se os sapatos serão colocados numa sacola? Será que esse local é apropriado para a construção? Posso usar menos água? Será que usar um outro tipo de material na produção pode gerar mais resíduos? Será que a compra deste equipamento, além de aumentar a produção, trará poluição?

            Existem campos para repensarmos vários aspectos ambientais visando seus impactos, desde as atitudes mais simples do dia a dia até aquelas relacionadas a produção e a industrialização.

            Seja qual for a nossa atividade poderemos repensar vários aspectos que fazem parte de nosso cotidiano. Tenho certeza que ao terminar este artigo você terá uma lista deles. Então, faça isso! Pense, repense, mude e acompanhe os resultados!


Um abraço e até breve!

Susi Uhren 

Nenhum comentário:

Postar um comentário