quinta-feira, 5 de abril de 2012

O QUE É MEIO AMBIENTE PARA VOCÊ?



           

Falar em meio ambiente urbano pode soar estranho para muitas pessoas. Isto acontece porque relacionamos está palavra à natureza. Desta forma, quando nos referimos ao aspecto urbano parece destoar.

Meio ambiente é diferente de natureza! Diz respeito ao que nos cerca, podendo ser urbano ou rural, por exemplo. Neste último caso, a presença de aspectos naturais será marcante.

Em seu livro O Outro Lado do Meio Ambiente, Ávila Coimbra elucida essa questão quando define meio ambiente:

“Estar num meio significa, na prática, estar dentro dele, por ele envolvido, sem definição de limites (...). Ambiente é tudo o que vai à volta, o que rodeia determinado ponto do ser.”
(COIMBRA, 2002) 

Outra definição interessante consta no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, sob o verbete ‘meio’:

m.ambiente (ECO) conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cercam os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciados por eles.

(HOUAISS, 2001 - 1ª edição) 

Sendo assim, para definirmos, com exatidão, que aspectos compõem o meio ambiente ao qual fazemos parte, teremos que olhar a nossa volta, àquilo que nos cerca e faz parte de nosso dia a dia. Referindo-se a isso, Ávila Coimbra concluiu:

“O hábitat por excelência da espécie humana, no mundo moderno, é a cidade”.

Sendo o nosso meio ambiente urbano e desprovido de aspectos naturais, ainda assim merecerá respeito e cuidados, afinal, antes de se tornar cinza era verde e abrigou a natureza em toda a sua essência, matas, animais, rios e nascentes. Mudou, ou melhor, foi mudado para atender nossas necessidades e anseios. Mudemos também para cuidar de tudo o que nos cerca!

Perceberam que a definição do dicionário destaca a influência que o meio ambiente exerce sobre os seres vivos e seres sobre o meio? Este será o nosso próximo assunto!

Um abraço e até breve!



Susi Uhren 



Nenhum comentário:

Postar um comentário